sábado, 7 de novembro de 2009

Pólos de atracção

Cada pessoa tem a sua forma de ver a vida e o seu próprio modo de enfrentar as adversidades; há gente mais positiva, há gente mais negativa. A certa altura enquadrei-me neste último grupo; hoje em dia, já não sei bem - mas penso que estou a meio caminho.

Essa espécie de equilíbrio que tenho actualmente faz com que acabe por responder aos outros pelo caminho inverso ao que palmilham. Quero com isto dizer que pareço um pólo de atracção oposta, como um íman: quando alguém vem ter comigo com a visão mais pessimista, parece que me transformo no ser mais optimista à face da Terra; ao invés, se há só optimismo à minha volta, fico mais atenta ao que de mal pode correr.

Quando tento animar alguém que está em baixo, não se trata de dizer o que querem ouvir sem que eu acredite naquilo que digo. Acredito, de outra forma não seria capaz de dizê-lo. Sou capaz de criar os cenários mais perfeitos e equacionar todas as soluções possíveis para problema x ou y, sem pecar pela mentira quando o faço. Então porque é que, para mim mesma, nem sempre consigo manter esse optimismo?

Por outro lado, custa-me quase a um nível físico quando uma pessoa é incapaz de ver os pontos positivos de uma situação desagradável e se deixa abater completamente pela adversidade. Custa-me quase tanto quanto aqueles que só vêem passarinhos e o céu azul, ignorando os passos em falso que lhes estão reservados. Uma coisa é uma visão positiva da vida, outra coisa é viver na ilusão da perfeição.

No meio disto, sinto-me quase como um pêndulo equilibrando-se para compensar um ou outro lado. O pólo negativo de alguém atraí o meu positivo e vice-versa. Por muito idealista que eu seja, sempre achei que um pouco de realismo fazia bem a muita gente - e a mim faz, seja para ver uma situação de forma mais ou menos perfeita.


Crónica ao som de "Bend & Break", Keane

2 comentários:

  1. concordo contigo.. acho que não devemos ser nem positivos nem negativos de mais... há que ser realistas e as pessoas que se situam nestes extremos, provavelmente não o são tanto como as pessoas mais equilibradas, como é o teu caso..

    ResponderEliminar
  2. Olá. sou uma pessoa positiva em geral, mas ao mesmo tempo com bom senso e com os pés bem assentes.
    A atitude positiva, o nosso ego, etc., são por vezes determinantes para conseguir os nossos objectivos,
    Não nos devemos abater pelas adversidades, mas sim levantar a cabeça, pensar e batalhar depois.
    Tenho umas quantas vitórias na vida, que se quiseres posso comentar-tas...

    ResponderEliminar